2006 - 2019  :. Fashion in Brazil .: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ana Laura Seren

Afinal, o que é Moda?

Ana Laura Seren | @alauraseren

01 JUN 2019 - 14H15

Pode-se definir Moda como um fato sociocultural, que demonstra as mudanças de estilos das pessoas conforme o tempo. Ela tem sinônimo de modificação e está ligada à arte, à economia, além de ter o poder de refletir sobre os posicionamentos sociais.

A origem da palavra provém do latim modus e significa costume. Ela surgiu no período do renascimento europeu, em meados do século VX, com o intuito de diferenciar as vestimentas que antes eram iguais, da infância até a morte.

Para os povos da Idade Média, o modo se vestir era símbolo de posição social. Nesta fase, as roupas passaram a ser diferenciadas de acordo com a classe social da população e tornaram-se um objetivo de sedução. As vestimentas e adereços mais deslumbrantes eram destinados apenas para a nobreza, porém, com o surgimento das máquinas de costuras em meados de 1850, os preços dos tecidos caíram e os povos humildes também puderam comprar roupas melhores.

Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram carentes da modernidade, sendo obrigadas a utilizar vestimentas sob medida. E devido esta dificuldade, houve o surgimento da alta costura, por meio de estilistas que produziam diversificados estilos e novas tendências (previsões de tudo aquilo que pode ou não virar moda).

Atualmente, a moda não tem mais a função de indicar a origem da pessoa e de qual classe social ela pertence, mas sim, de representar algo simbólico de acordo com aquilo que se veste. Atualmente as vestimentas são acessíveis à quase toda população, devido à produção em larga escala, à publicidade dos veículos de comunicação e à cultura do comunismo, qual remete a idéia de que as pessoas precisam aderir a uma tendência para serem felizes.

Portanto, moda não está associada apenas aos padrões de beleza e as grandes marcas, mas sim como o fruto de uma identificação.