2006 - 2019  :. Fashion in Brazil .: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ana Laura Seren

Empreendedorismo Feminino

Ana Laura Seren | @alauraseren

25 MAI 2019 - 14H50

Existem vários fatores que levam homens e mulheres a empreenderem, entretanto pesquisas mostram que o empreendedorismo feminino possui motivações diferentes do empreendedorismo masculino.

Embora o objetivo financeiro seja uma das principais motivações para ambos empreender, para as mulheres esse motivo não costuma ter um peso tão forte quanto é para os homens. Elas exigem antes de tudo, exercer uma atividade que traga satisfação profissional e pessoal. Além de, a maioria pensar em fazer a diferença e trazer algo novo para a melhoria do mundo. Elas também costumam investir dando prioridade na educação de sua família, o que é essencial para a sociedade como um todo.  

Independente da motivação, o empreendedorismo feminino tem expondo sua força no mundo inteiro. Atualmente as mulheres estão cada vez mais presentes nas indústrias, comércios e empresas, mostrando que empreender não é uma atividade exclusiva masculina, além de incentivarem outras mulheres a seguirem o mesmo caminho.

Afinal, mais do que apenas ter o próprio negócio e lucrar insanamente com ele, o empreendedorismo feminino empodera, dá mais espaço e visibilidade para tratar sobre questões de gênero, impacta positivamente as comunidades e oferece uma nova perspectiva de vida para quem realmente precisa.

Portanto, a mulher que produz sabão com suas filhas para vender em seu bairro é uma empreendedora. Aquela que faz salgados e bolos por encomenda e é conhecida em toda a comunidade é uma empreendedora. A que tem uma lojinha de artesanato virtual e faz bordados e pinturas, também, assim como as que abrem grandes negócios e startups, que são extremamente importantes para esse movimento.

No Brasil é muito comum encontrar homens que não aceitam serem comandados por mulheres, e que não enxergam as qualidades e competências das mesmas para exercer esta função.

Portanto, as iniciativas de empreendedorismo feminino ainda estão em um período de crescimento e o cenário empreendedor, assim como boa parte do mercado de trabalho, tem predominância masculina. Com isso, muitas mulheres sentem dificuldade em serem respeitadas e levadas a sério, principalmente quando lidam diretamente com homens. Esse é um obstáculo muito grande a qual enfrentam diariamente. Porém, elas não param de lutar.

 

* Fontes:

Blog Sambatech | mulheresempreendedoras.net.br