2006 - 2019  :. Fashion in Brazil .: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ana Laura Seren

Corrente do bem: Campanhas brasileiras na luta contra a homofobia 

Ana Laura Seren | @alauraseren

27 MAI 2019 - 09H42

Sim, o Brasil, país com tamanha diversidade cultural é também o país que mais mata homossexuais da América Latina. E você não precisa ser LGBT para entender a importância de lutar contra a homofobia. Afinal, somos todos seres humanos buscando nos encontrar na vida pessoal, profissional e amorosa, com praticamente as mesmas crises e sonhos.

Durante muito tempo, as marcas não viam a necessidade de se posicionar em relação a este tema, uma vez que a sociedade também não se posicionava muito. Porém, atualmente, depois de tantas lutas e reconhecimento sobre a importância do respeito, algumas empresas perceberam que dialogarem com o público LBGT é muito vantajoso. Não só pelos ganhos financeiros (pesquisas apontam que o público homossexual gasta 30% a mais do que os heterossexuais), mas também para a imagem da marca.Talvez, muitas estão apenas “pegando o bonde” na discussão, mas o que importa é reconhecer e levantar a bandeira, pois isso significa que as coisas estão mudando.

Nos os últimos seis anos, ouvimos falar sobre a moda genderless, ou seja, a moda unissex, sem gênero, quais muitas marcas têm apostado na dinâmica de que você pode vestir o que quiser e lutam pelo fim das barreiras impostas por uma sociedade machista que regula, limita e não permite que o diferente do comum seja visto.

 

“Moda é um meio de expressão, que reforça a ideia de que você não precisa de um padrão para se sentir bem.”

Se seguirmos este lema, teremos um mundo muito menos limitador.

Algumas marcas fizeram campanhas no segundo semestre de 2018 dando enfoque ao público LGBT:

Riachuelo:

 

A Riachuelo lançou uma campanha em agosto de 2018, mostrando um casal gay com um filho para comemorar o dia dos pais, o que surpreendeu o público.

C&A:

Para promover a sua coleção Pride, que traz peças com estampas nas cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT, a C&A lançou uma campanha publicitária que une as comemorações do dia dos namorados de maneira inclusiva para abraçar todos os tipos de casais.

Adidas:

A adidas Originals, lançou a linha Pride Pack, para celebrar o mês do orgulho LGBT. A coleção especial conta com roupas, calçados e acessórios cheios de detalhes coloridos.

A campanha brasileira foi produzida pela Casa 1, centro de cultura e acolhimento LGBT em SP.