2006 - 2019  :. Fashion in Brazil .: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ana Laura Seren

Moda Vintage X Moda Retrô

Ana Laura Seren | @alauraseren

08 JUN 2019 - 15H30

É bem comum escutar sobre os termos retrô e vintage no mundo da moda. Seja quando alguma celebridade aparece no tapete vermelho ou quando alguma nova tendência antiga ressurge. Apesar das duas palavras serem confundidas e tomadas como sinônimos, elas têm diferença.

Mas o que faz a peça ser vintage e não retrô? Simples, a idade dela.

Sabe aquele anel que era da sua avó e você usa hoje em dia? Ou aquela calça antiga da sua mãe que você pede emprestada de vez em quando? Ou qualquer peça que você tem no guarda-roupa que já pertenceu a geração anteriores da sua família? Pois é, estes itens são exemplos do que é vintage.

Para a peça ser considerada vintage ela precisa ter sido produzida no período de 1920, até no máximo 20 anos atrás, ou seja, até 1999 (já que estamos em 2019). Ou seja, vintage é um item antigo, que está guardado até os dias de hoje.

Já o estilo retrô é composto por tendências que eram febre nas décadas passadas e voltaram a ganhar espaço no mundo da moda, reaparecendo-as e sendo recriadas. Como por exemplo, a pochete, o acessório que foi sucesso na década de 90, hoje volta novamente nas vitrines, sendo exibidas nas cinturas das fashionistas e celebridades. Ou seja, o retrô é o estilo novo com a cara de antigo.