2006 - 2019  :. Fashion in Brazil .: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ana Laura Seren

RIP: Conheça a história de  Karl Lagerfeld

Ana Laura Seren | @alauraseren

04 FEV 2019 - 12H19

Karl Lagerfeld, designer de moda alemão e um dos maiores ícones do mundo da moda, faleceu na manhã desta terça-feira (19/02/2019) com 85 anos, em um hospital de Paris. O estilista não tinha filhos, Deixou apenas sua gata Choupette, da raça Sagrado da Birmânia, uma estrela assim como o dono.

História e Carreira do grande Designer de Moda:

Karl Otto Lagerfeld nasceu em Hamburgo na Alemanha em 1933. Era filho de uma violista e de um empresário rico, que trabalhava com a produção de leite em pó. Quando adolescente já se dedicava à carreira fashion e se formou em desenho e história pela Lycée Montaigne em Paris.

Em 1955 foi vencedor de um concurso de design internacional e contrato como assistente por Pierro Balmain, onde trabalhou durante três anos. Após isso, trabalhou por cinco anos na Jean Patou , projetando coleções de alta costura.

Sua primeira coleção foi apresentada em 1958. Já em 1963, o designer começou a desenhar para a  Tiziani e em1964, começou a trabalhar como freelancer para a Chloé (casa de moda Francesa), onde passou a projetar as coleções inteiras da grife. Em 1991 foi nomeado o novo diretor artístico da marca.

No ano de 1973, o estilista ganhou as manchetes de revistas e jornais com sua nova coleção para a Chloé, que obteve destaque por oferecer algo que fosse “alta moda e alta acampamento” ao mesmo tempo.

Em 1983, Karl foi nomeado diretor criativo da Chanel com a proposta de  eternizar o estilo da fundadora, Coco Chanel e trazer de volta o sucesso da marca, que estava à beira da falência. Lagerfeld foi responsável por lançar peças diferentes e ousadas, sem perder a essência da grife. As bolsas Chanel, por exemplo, aparecem em novos tecidos, tons e formas a cada coleção.

Finalmente em 1984 Karl criou sua marca e vendeu vários modelos de edições limitadas  em suas galerias em Paris e Mônaco, e no Diesel Denim Gallery em Nova York e Tóquio. Já na primeira semana de vendas em Nova York, mais de 90% das calças já havia sido vendidas, com preços que variavam de 240 dólares a US$ 1.840.

Karl também foi diretor da Fendi e entrou para a história em 2015, quando a marca estreou na Semana de Moda de Paris, e o tornou o primeiro estilista a comandar dois desfiles de alta-costura na mesma temporada  ( Fendi e Chanel ).

Além dessas marcas, o estilista também já colaborou com a Tommy Hilfigler , Melissa e Wolford e também era fotógrafo.

Pouca gente sabe, mas ele fotografou um material da Chanel destinado à imprensa, lançou o livro Visionaire 23 The Emperor's New Clothes  (As Roupas Novas do Imperador) , com uma série de fotos nuas de modelos e celebridades, além de ter inaugurado em 1998 a Lagerfeld Gallery , com o  intuito de dedicar-se exclusivamente à fotografia.

O mundo da moda está em luto. Perdemos um grande ícone. Nós, do Fashion in Brazil desejamos os sinceros sentimentos à família e aos amigos do estilista.