2006 - 2019  :. Fashion in Brazil .: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ana Laura Seren

SPFW: História e Crescimento

Ana Laura Seren | @alauraseren

27 JUN 2019 - 18H45

A história do São Paulo Fashion Week teve início na metade dos anos 90, com o surgimento do Morumbi Fashion. Tudo começou quando o produtor de eventos Paulo Borges e sua equipe fecharam uma parceira com o Shopping Morumbi, com o objetivo de concretizar o calendário da moda brasileira.

Hoje, o SPFW é considerado o principal evento de moda do Brasil e o 5º mais importante do mundo, ficando atrás apenas de Paris, NY, Londres e Milão. Ele acontece de modo semestral, reunindo diversas grifes, estilistas brasileiros, modelos, celebridades, mídias e compradores do universo  fashion.

Após anos de sucesso, o evento foi determinante para o desenvolvimento do setor econômico e industrial brasileiro, pois diversos profissionais como: produtores, estilistas, jornalistas, modelos, cabeleireiros, costureiros, entre outros, se profissionalizaram e ganharam espaço no mundo da moda.

Nesses anos foram descobertas grandes modelos brasileiras como :  Shirley Mallmann ,  Gisele Bündchen ,  Isabeli Fontana ,  Adriana Lima ,  Alessandra Ambrósio , que hoje possuem carreira internacional . E diversas marcas brasileiras como: Fórum, Triton, Ellus, Zoomp,  Reinaldo Lourenço ,  Glória Coelho ,  Alexandre Herchcovitch ,  Amir Slama , Jum Nakao, Walter Rodrigues e Iódice também passaram a ser reconhecidas internacionalmente.

Apenas no ano de 2001 o evento passou a se chamar São Paulo Fashion Week, o qual marcou o nascimento da Semana de Moda Brasileira.

No decorrer dos anos, os investimentos cresceram de R$ 600 mil para mais de R$5 milhões por edição, além de ter apresentado um grande aumento no número de estilistas que participam do evento.

Atualmente, é considerada a primeira semana de moda consciente. Pois é realizada em parques públicos da Cidade de  São Paulo, a fim de diminuir a emissão de carbono. Desde 2017, 40 mil árvores foram plantadas em nome do evento.

O evento dura uma semana e permite que as coleções e desfiles dos estilistas sejam apreciados. Os desfiles são relevantes para que a indústria preveja tendências futuras, por isso a organização é feita meses antes da estação, pra dar tempo de comercializar.

Atualmente, o objetivo da São Paulo Fashion Week não é apenas de divulgar o trabalho dos designers brasileiros, mas também de organizar a produção de moda do Brasil, tornar os desfiles do país internacionais e potencializar novos negócios no setor.

O evento movimenta diversos setores da cidade, tais como gastronomia, varejo, hotelaria, transporte e serviços e o setor da moda e beleza gera empregos a partir das demandas da semana, que traz turistas, compradores e jornalistas.

A história do SPFW não é linear. Tiveram muitos altos e baixos, mudanças de nome e de diretriz, porém sempre foi comandado pelo Paulo Borges. Hoje o Brasil tem a principal semana de moda da América Latina e uma das principais do mundo. E nós apostamos que ainda vem muito mais pela frente.